LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - PRIMAVERA



Olá amigos, hoje eu trago para vocês leitura e interpretação de texto - primavera, para alunos do ensino fundamental I.

A primavera está quase chegando! Inicia-se no dia 23 de setembro. É a estação das flores, das cores e da beleza da natureza.


Leitura e interpretação de texto,primavera

A leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura. 

Por isto, acho de suma importância o uso de textos curtos, para que o aluno possa ler oralmente com fluência e entonação, criando-se assim automatismo de leitura. 

O ato de ler requer incentivo, o hábito de ler requer gosto, prazer de ler, desejo e curiosidade. E isso é válido para leitores mirins, juvenis e mais experientes. 

O prazer de ler está interligado não somente à necessidade da leitura, mas à aproximação estabelecida entre o sujeito leitor e o fascínio da obra literária. 

As habilidades propostas para esta prática de linguagem são: 

-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. 
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. 
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto. 

Ela é bem simples, com questões de interpretações, com atividades prontas para imprimir.

Dicas para impressão das atividades: 

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto. 

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Leitura e interpretação de texto,primavera              Leitura e interpretação de texto,primavera
Autoria das atividades: Adiléa Generoso 


DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - PRIMAVERA  LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - PRIMAVERA Reviewed by Adiléa Generoso on 18.9.10 Rating: 5

Um comentário:

  1. Oi Adiléa!
    Mais uma vez estou aqui porque não consigo ver tantas preciosidades e não comentar! Tenho 31 anos, sou casada, graduada em Normal Superior e Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia. Também moro em Minas Gerais e me realizo como professora há poucos 9 anos. Me identifico muito com você, apesar de minha pouca experiência e desde que conheci seu blog você passou a ser uma referência em minha vida profissional. Vejo que mesmo após mais de 30 anos de profissão você continua com a mesma vontade e com o mesmo entusiasmo em ensinar e se aperfeiçoar cada vez mais. Parabéns! É assim que me sinto, apesar das dificuldades (que não são poucas)e de tanta gente que se acomoda e acha que estamos fazendo além do necessário. Quero que saiba que você é para mim a prova de que podemos sim nos realizar em nosso trabalho e nunca perder a paixão pelo que fazemos!
    Um abraço,
    Li

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.