DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA:SUGESTÕES DE ATIVIDADES



Olá amigos hoje eu trago para vocês uma sugestão de atividade para o dia da consciência negra, que realizei na escola com a participação dos alunos.

No Dia da Consciência Negra, cabe relembrar que a luta pela abolição da escravidão no Brasil remonta aos tempos dos quilombos, com a tragédia épica do líder negro Zumbi, da República dos Palmares, na Serra da Barriga, em Alagoas, no século XVII.

Apresentação cívica com hasteamento da Bandeira Nacional( dia da Bandeira) hino Nacional.

Os alunos apresentaram a história da Bonequinha Preta e em seguida duas alunas leram este poema. 

O restante da turma usou algemas pretas, feitas com papel crepom, ficando com o olhar para baixo, simbolizando a humildade, a obediência e quando apareceu a palavra ESCRAVIDÃO no poema, eles ergueram os braços algemados. 

Consciência negra


Seguindo a leitura, a dica era para baixar a cabeça novamente quando ouvissem a palavra LIBERTAÇÃO. Naquele momento todos ergueram os braços e se libertaram, colocando as algemas simbólicas numa vasilha. 

Para concluir as apresentações eu fiz uma corrente com estas argolas feitas com palavras. Desmanchava uma a uma, os alunos liam, eu comentava e as colocava na vasilha. 

Após ler todas as argolas da corrente, eu coloquei fogo, demonstrando que, precisamos quebrar muitas algemas em nossa vida. Algemas que falam de questões universais que impedem a construção de um mundo mais justo, com direitos iguais. 

Finalizando os alunos ouviram a música de Clara Nunes, O CANTO DAS TRÊS RAÇAS. Eles dançaram e levantaram os braços cantando junto o refrão. Foi muito significativo!!! 

Consciência negra Consciência negra Consciência negra






Autoria das atividades: Adiléa Generoso

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA:SUGESTÕES DE ATIVIDADES DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA:SUGESTÕES DE ATIVIDADES Reviewed by Adiléa Generoso on 19.11.10 Rating: 5

2 comentários:

  1. Achei maravilhoso tudo, como sempre suas atividades são magnificas.
    Parabéns e obrigada pela variedades de sugestões.

    ResponderExcluir
  2. Exelente atividades para se trabalhar em sala de aula.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.